Posts

domingo, 23 de agosto de 2009

Jairo chega à base de Wagner com status de superstar

O deputado federal Jairo Carneiro, que assumiu o mandato na última sexta-feira, na vaga de João Leão, novo secretário estadual de Infra-Estrutura, teve a recepção "mais calorosa" de sua vida política, esta semana. Ao ser anunciado entre as personalidades presentes à posse de Leão, Carneiro foi ovacionado pela platéia. Quem esteve por lá disse que o deputado feirense emocionou-se, com o calor humano. Foi recebido como uma nova estrela do grupo político do governador Jaques Wagner. Politicamente, Jairo é uma defecção mais importante que a da deputada Eliana Boaventura, para o grupo do ex-prefeito José Ronaldo. Mais articulado, Jairo possui um trânsito livre em todas as ramificações, além de algumas lideranças com quem trabalha há muitos anos e que o respeitam por seu comportamento ético. Sua ação política, agora no bloco governista, pode causar estragos ainda não estimados no grupo de Ronaldo.

"Pergunte a ele", diz Ronaldo, ao ser questionado sobre presença de Fabinho em evento de Jaques Wagner

Em política, todo lance é enxergado com dúvida. Toda jogada de ataque tem que ter o tira-teima, para ver se foi pênalti ou impedimento. A presença do deputado federal Fernando de Fabinho, do DEM, na posse de João Leão, secretário de Infra-Estrutura, tem que ser vista com olho de lince. Afinal, o que diabos Fabinho foi fazer em uma festa política do governador Jaques Wagner, quase transformada em um comício de campanha de sua reeleição? É claro que ele deve ter sido convidado. Mas não se comparece a todo lugar para onde se é convidado. Levantou-se, com motivos de sobra, as mais diversas especulações sobre o fato. No "Acorda Cidade", o radialista Dilton Coutinho pediu a opinião do ex-prefeito José Ronaldo. Com uma certa deselegância, ele disse que a pergunta deveria ser feita ao próprio Fabinho. "Mas eu não estou agora com Fabinho. Estou com o senhor. Quando estiver com ele, perguntarei a ele. Neste momento, quero ouvir o senhor", disse Dilton, que entendeu a rispidez. A resposta de Ronaldo, caro Dilton, está nas entrelinhas. Como você mesmo costuma dizer, ele ficou "retado" com a ida de Fabinho ao evento político de Wagner. "Retado" e com algumas pulgas atrás das duas orelhas, certamente.

Wagner Gonçalves, secretário da Fazenda, quer avanços na cobrança da Dívida Ativa

Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, o secretário da Fazenda de Feira de Santana, Wagner Gonçalves, não é um "amigão" do ex-secretário, Joaquim Bahia. Os dois são apenas colegas de trabalho, como auditores da Fazenda Estadual. Ou seja, não houve indicação ou coisa que o valha, de Joaquim, para que Wagner se tornasse seu sucessor. Curioso é que ele também não era amigo do prefeito Tarcízio Pimenta. É óbvio que seu nome foi fruto da indicação de alguém. Na entrevista concedida ao TRIBUNA FEIRENSE, o atual, inclusive, diz que já existe necessidade de avanços na máquina fazendária do Município. Vem mudanças por aí. Gonçalves diz que gosta da função de gestor. Aos poucos, vai dar sua cara à Secretaria. A receita da Prefeitura este ano pode até crescer em relação a 2008. É um feito importante, considerando que 2009 é um ano complicado economicamente. Sem dúvida, seu maior desafio é dar alguma objetividade à cobrança da Dívida Ativa, que não sai do lugar. Ele diz que vai agir. Vamos aguardar.