Posts

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Marialvo anuncia, com entusiasmo, presença de Tarcízio em visita de Wagner a obras estaduais em Feira

O governador Jaques Wagner marcou para o dia 11, pela manhã, a visita que teve de ser adiada no mês passado, a Feira de Santana. A notícia foi dada na Câmara pelo vereador Marialvo Barreto. Curioso foi o entusiasmo do vereador para anunciar que o prefeito Tarcízio Pimenta estará acompanhando Wagner na ocasião, em inspeção às obras estaduais realizadas na cidade. E comparou com a postura do ex-prefeito José Ronaldo. "O tupiniquim não dava as caras na visita do governador à cidade". Marialvo nem esperou que a própria assessoria de Tarcízio desse a informação para a imprensa de sua presença às visitas do governador em locais como o futuro Hospital da Criança, ao lado do Hospital Clériston Andrade.

Eremita e suas explicações confusas para não votar no "Projeto do capacete"

Não deu para entender bem o que queria dizer a vereadora Eremita quando discordou do projeto que obriga o motociclista e seu carona a ter o número da placa do veículo no capacete, em Feira de Santana. Primeiro, ela disse que teria sido ameaçada por telefone, supostamente por alguém que não quer a aprovação da medida. Por isto, estaria com medo. Assim, disse que votaria contra. Mas não foi contra, nem a favor. Se absteve. Depois, falou que tem pena dos motociclistas, que não teriam dinheiro para pintar o número da placa no capacete. As duas justificativas são meio esquisitas. Primeiro, ela não é a autora do projeto. Se alguém queria mesmo intimidar, o alvo deveria ser Gerusa, a vereadora que apresentou a proposta, não ela. Quanto a falta de dinheiro, é como reagiu Marialvo, na discussão do projeto: o sujeito que compra uma moto deve ter condição de pagar para pintar o número da placa no capacete, um serviço que não custa tanto. Difícil de entender, realmente.

Motoqueiro e carona têm que registrar número da placa da moto no capacete

Foi aprovado em segunda e última votação na sessão de hoje (02) da Câmara projeto de lei que obriga motociclista e eventual carona a andar com registro do número da placa do veículo no capacete. O projeto é da vereadora Gerusa Sampaio. Segundo ela, uma forma de inibir o crime com uso de moto, algo que virou "moda" em Feira de Santana nos últimos anos. Se vai inibir mesmo, só a prática dirá. O fato é que, uma vez cumprid a lei, qualquer motoqueiro que esteja com o capacete sem o regirtro da placa pode ser multado em uma abordagem de trânsito. É preciso ouvir a opinião de profissionais de segurança pública - delegados de polícia e militares - sobre a importância da medida.

CPI dos Combustíveis faz sua primeira reunião de trabalhos nesta quinta-feira

Enfim, acabou a polêmica sobre a forma como foi criada a Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar irregularidades possíveis no comércio de combustíveis e o órgão vai poder agir. A Comissão de Constituição e Justiça e a Procuradoria Jurídica da Câmara deram parecer contrário a um requerimento dos vereadores Tom e Justiniano em que eram alegados procedimentos ilegais na formação da CPI. O presidente Carlito do Peixe determinou, ontem, o arquivamento da petição e autorizou os integrantes da CPI a continuar os trabalhos. Com Aílton Mô no lugar de Cíntia, que renunciou a sua vaga na Comissão, nesta quinta (03), às 9 horas, já tem reunião convocada pelo presidente Angelo Almeida. Além deles dois, a CPI tem o Frei Cal como relator.

Depois de dar depoimento polêmico, Cíntia desiste de CPI; Ailton Mô é o substituto

Depois de fazer seu depoimento, que de certo modo compromete os vereadores Bastinho e Tom - segundo ela, um pediu para o outro lhe solicitar que não subscrevesse o requerimento de David Neto propondo criar a CPI dos Combustíveis -, Cíntia Machado anunciou que renuncia a sua função na CPI. Sobre a intervenção de Bastinho, que pediu a Tom que a procurasse, Cíntia disse que prefere "não pensar muito" no assunto, "para não piorar". "Não quero participar deste joguete", concluiu. Ontem, o presidente Carlito do Peixe fez novo sorteio para substituí-la e o "felizardo" foi o vereador Ailton Mô. Se temia que o escolhido não aceitasse a nomeação, mas Ailton mostrou personalidade e disse que vai participar da CPI. Carlito também anunciou dois suplentes para a Comissão. Os escolhidos foram Marialvo Barreto e Bastinho da Queimadinha.

Cíntia Machado traz detalhe explosivo de bastidores da CPI dos Combustíveis

A vereadora Cíntia Machado trouxe à tona, na sessão de terça-feira da Câmara, um detalhe dos complicados bastidores da criação da CPI dos Combustíveis. Disse que o vereador Tom lhe pediu para não subscrever o requerimento da CPI. Mais: que Tom estava intermediando, ali, um pedido do vereador Bastinho da Queimadinha. Vereador não tem que estar pedindo a outro para não assinar CPI. Pega mal, muito mal. Na verdade, a única situação em que um vereador pode fazer gestões junto a outro para tentar convencê-lo a tomar determinada decisão é quando o líder de bancada interfere em assunto de interesse do grupo político. No caso, a CPI dos Combustíveis não é assunto da esfera de governo. Bastinho e Tom - este, vice-líder governista na Câmara - devem ter cuidado com suas articulações políticas. Nem tudo que parece ser é permitido. E o que não é ético nem moral deve se enxergar à distância.